terça-feira, 16 de agosto de 2011

Artigo: Alemanha e França querem novo imposto sobre transações financeiras

16 de agosto de 2011 | 13h33
Bianca Pinto Lima

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmaram durante entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira, 16, que vão propor a criação de um imposto sobre transações financeiras até o mês de setembro. Segundo eles, os ministros de finanças da zona do euro vão trabalhar na elaboração deste novo tributo.

Merkel e Sarkozy também compartilharam opinião contrária a uma possível emissão de dívida em comum pelos 17 membros da zona do euro, os chamados eurobônus.  “Não acho que os eurobônus resolveriam os problemas. Eles são o nosso último recurso”, disse Merkel. Segundo Sarkozy, os eurobônus só funcionariam com integração fiscal completa. “Eles poderiam prejudicar os países mais saudáveis do bloco”, afirmou o presidente francês. Além disso, ambos afirmaram que o tamanho atual da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) é suficiente para lidar com a crise que assola a região.

Na tentativa de acalmar a turbulência nos mercados e aumentar a confiança no euro, Merkel e Sarkozy destacaram que vão aumentar a governança na região e propor que o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, lidere um novo Conselho Econômico da zona do euro. “Nós queremos declarar nossa absoluta determinação de defender o euro”, afirmou Sarkozy.

Classificando o proposto Conselho Econômico da zona do euro como uma “verdadeira governança econômica” do bloco, Sarkozy afirmou que o organismo se reuniria duas vezes por ano, ou mais se for necessário, e que o presidente teria um mandato de dois anos e meio.

A França e a Alemanha também vão pressionar todos os países da zona do euro a adotarem antes do meio do próximo ano uma regra de ouro (golden rule), que seria a obrigação de equilibrarem suas finanças públicas.
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/economia-tempo-real/2011/08/16/alemanha-e-franca-querem-imposto-sobre-transacoes-financeiras/

Artigo enviado por Tiago Avelino, estudante do curso Comércio Exterior do Unifieo.

Nenhum comentário: