quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ARTIGO GECEU: Projeto sustentável. Bus Roots: jardins suspensos nos ônibus

por Regina Motta

Designwala é uma plataforma dedicada à compreensão e conscientização dos métodos de design no mundo emergente. “Nosso objetivo é destacar as idéias de design que poderiam repensar sistemas, produtos e programas e levar a um modelo mais sustentável e eficiente de subsistência”

Em Concurso denominado , DesignWala Grand Idea Competition, vários projetos foram premiados. Chama a atenção o projeto denominado de Bus Roots (algo como “raízes movidas por ônibus”), do designer Marco Antonio Castro Cosio. Seu projeto pretende plantar 35 acres (cerca de 14,16 hectares) de plantas suculentas no teto de 4.500 ônibus da metrópole americana. O objetivo é “recuperar espaços esquecidos, aumentar a qualidade de vida e fazer crescer a quantidade de espaços verdes na cidade”.


A ação também combateria o efeito da “ilha de calor” – no qual fatores como concentração de poluição, excesso de obras de concreto e carência de vegetais tornam a área urbana mais quente que o normal.Telhados verdes e jardins verticais têm sido utilizados como solução para dar vida aos espaços verdes com limitações de espaço. Em geral, existem dois tipos de configurações de telhado verde, intensivo e extensivo. Telhados verdes intensivos têm uma maior diversidade de plantas, mas precisam de mais terra e cuidados.

Os telhados ecológicos extensivos podem ter uma seleção de plantas mais limitada, mas têm um peso mais leve e necessitam de menos manutenção.
No entanto, mesmo que os telhados verdes e jardins verticais possam ser adicionados a todas as casas e prédios da cidade, as artérias, as ruas, não podem ser revestidas com materiais vivos.


A cidade é entendida como um organismo vivo. Infelizmente, em geral, os ambientes urbanos são revestidos com concreto, aço e asfalto. Esses materiais ajudam a aumentar a temperatura e a poluição nas cidades. Algumas cidades, como Nova York, não têm nenhuma superfície para crescer mais espaços verdes.

Em São Paulo, por exemplo, a diferença de temperaturas entre espaços urbanos e verdes pode chegar a 10ºC por causa desse “aquecimento local”.O primeiro protótipo foi instalado no telhado do BioBus. É o primeiro ônibus com um sistema CVL. Ele vem crescendo há cinco meses, viajando ao redor de New York City e em Ohio, até o momento.Como benefícios, o autor lista: Valor estético; Mitigação dos efeitos ilha de calor urbano; Acústica e Isolamento térmico; Redução da água da chuva; Absorção de CO2 ; Gestão das águas pluviais; Educação e Recreação.Reconectando comunidades urbanas com a natureza de uma forma prática e lúdica, o Bus Roots é um projeto público que utiliza plantas como um meio criativo. Ele conecta os cidadãos com a sua comunidade ao tentar usar a menor quantidade de recursos para a melhoria da qualidade do ambiente em torno dele.

Que você acha desta idéia?

Regina Motta – contato@paisagismodigital.com.br responsável pelo site http://www.paisagismodigital.com.br voltado para Paisagismo, Jardinagem e Meio Ambiente é membro associado do Grupo de Estudos de Comércio Exterior do Unifieo – Geceu. Para saber mais http://www.designwala.org/2010/06/a-grand-idea-inhabit-section-finalists/


Fonte: http://webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=53432&search=geceu

Nenhum comentário: