terça-feira, 6 de setembro de 2011

Artigo: União e SP prometem Ferroanel para 2014

DIMMI AMORA - DE BRASLIA

Os governos federal e paulista firmaram acordo e devem anunciar nas prximas semanas que construiro juntos o Ferroanel Norte, verso ferroviria do Rodoanel. A inteno entreg-lo at 2014. Parte da linha vai correr em paralelo ao percurso do Rodoanel Norte. O custo estimado da linha exclusiva para cargas, com cerca de 60 km de Itaquaquecetuba a Jundia, de R$ 1,2 bilho -20% do previsto para o Rodoanel Norte. No est definida a origem do financiamento.
O Ferroanel busca agilizar e reduzir as despesas do transporte de mercadorias. Tende ainda a retirar caminhes de estradas e centros urbanos, pois parte das cargas deve migrar para o sistema ferrovirio.
Tambm prev melhorar o transporte coletivo sobre trilhos na Grande SP. Hoje, trens de carga usam a malha para passageiros em certos horrios, causando interferncias.
O acordo ocorre semanas aps encontro entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que anunciaram parcerias no combate pobreza.

LOCOMOTIVAS LENTAS
O Ferroanel praticamente tira do centro de So Paulo grandes trens de carga, sobretudo os mais pesados que levam minerais entre Santos e o interior paulista. Algumas locomotivas tm 5 km/h de velocidade mdia, igual de um pedestre.
As linhas, hoje compartilhadas entre a MRS Logstica (concessionria de carga) e a CPTM (passageiros) entre a Lapa e a Mooca e entre Manoel Feio e o Brs, ficariam s com a CPTM.
"Devemos comear o ferroanel pelo norte", diz Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT (Agncia Nacional de Transporte Terrestre). "No que no faremos mais o sul, s no temos mais dvidas de que devemos comear pelo norte." Para ele, o fato de o transporte de carga no poder atravessar adequadamente a Grande SP "cria uma grande limitao para todo os sistema".
A Secretaria de Transportes de SP confirmou reunies com a Unio, mas no as detalhou. O Ferroanel Norte se unir a outros dois investimentos da MRS em andamento: uma nova linha para cargas (de 12 km, entre Itaquaquecetuba e Suzano) e novos equipamentos.
As trs iniciativas podero eliminar 2 milhes de viagens de caminho ao ano entre Santos e outras regies paulistas e evitar 48 milhes de quilmetros rodados por caminho ao ano no centro expandido da capital -onde a circulao de cargas j caiu aps restries da prefeitura a caminhes e a inaugurao do Rodoanel Sul.

GASES POLUENTES
Essa mudana deve reduzir em 8% a emisso de gases poluentes do transporte de carga em geral. Na rea econmica, o governo espera a reduo no custo do frete, mas ainda no tem nmeros fechados.
A nova linha, j em construo, ficar pronta em 2012 ao custo de R$ 120 milhes. Evitar que trens de carga que vo para Santos usem a mesma linha da CPTM. J os novos equipamentos, que custaro R$ 140 milhes, faro os trens desceram com mais carga a serra entre So Paulo e Santos.
Com eles e a concluso do contorno de Suzano, ser possvel iniciar um sistema de terminais multimodais, que aumentar o nmero de contineres transportados por trem. O principal ser em Cubato.

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